domingo, 20 de agosto de 2017

Free Jazz Festival

Free Jazz Festival


Resultado de imagem para free jazz festivalResultado de imagem para free jazz festivalResultado de imagem para free jazz festivalResultado de imagem para free jazz festival

Free Jazz Festival foi um festival de música realizado anualmente que teve, entre 1985 e 2001, dezesseis edições, todas elas ocorridas simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O festival era patrocinado pela empresa do ramo de tabaco Souza Cruz, daí o nome Free Jazz, já que "Free" é uma das marcas de cigarro produzidos pela empresa. O nome não tem, portanto, relação direta com a vertente jazzística de Ornette Coleman - pelo contrário, o festival foi palco de apresentações bastante variadas, sem se prender a qualquer estilo específico, dando lugar desde o cool jazz de Chet Baker até a música eletrônica do Fatboy Slim.
A edição de 1990 foi cancelada pela Souza Cruz. Albert KingDizzy Gillespie e Take Six já estavam confirmados no festival. Os dois últimos tocaram na edição de 1991, enquanto que Albert King tocou em 1992.
Miles Davis seria a grande atração da edição de 1988, porém cancelou sua apresentação dias antes por motivos de saúde.
Em 2002, a décima sétima edição do festival foi cancelada, segundo os organizadores do evento, devido à alta do dólar, que elevou os custos a ponto de inviabilizar sua realização. Em janeiro de 2003, entrou em vigor uma lei anti-tabagista, que proibia que empresas de tabaco patrocinassem eventos culturais, acabando em definitivo com o festival.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário